domingo, 10 de fevereiro de 2008

Marcação no escanteio: estilos e preferências

É consenso no meio do futebol que as jogadas de “bola parada” são decisivas em algumas partidas, principalmente naquelas mais equilibradas sob o ponto de vista da criação de oportunidades de gol. Treinadores, jogadores e jornalistas quase que diariamente atribuem a vitória desta ou daquela equipe para esse fator.

O que chama atenção é que, mesmo se preparando para esse momento, as equipes continuam sofrendo gols em boa quantidade, independentemente do tipo de marcação adotado.

Basicamente são três tipos de marcação utilizados para o escanteio:

- Marcação individual: cada jogador marca um adversário até o fim da jogada.

- Marcação em zona: são determinadas áreas de atuação para cada marcador que objetiva ter controle sobre a zona que é responsável

- Marcação mista: utilização das duas formas de marcação anteriores simultaneamente.

Figura 1 – Marcação mista da defesa do Palmeiras

Na figura acima, vemos um jogo do Campeonato Paulista sub-17 (juvenil) entre Ponte Preta e Palmeiras. O Palmeiras optou por uma marcação mista, com um atleta no “primeiro pau” (em zona), outro no bico da pequena área (em zona) e o restante marcando individualmente o ataque pontepretano, inclusive no rebote.

Esse tipo de marcação é utilizado por várias equipes, com variações do número de atletas “em zona” e marcando individualmente.

A forma como é treinada a marcação dos escanteios pode nos dar uma pista do motivo para o insucesso da defesa, pois na maioria das vezes não simula a situação de jogo em que parte-se de uma desorganização para uma rápida organização (poucos segundos). Comumente no treino, inicia-se a jogada já com o escanteio a ser cobrado e os defensores posicionados em seus respectivos lugares. Para completar há muitas interrupções para correções, não exigindo que o atleta se concentre de forma mais prolongada.

Como alternativa, poderíamos realizar o treino da seguinte forma:

- orientar os atletas sobre o posicionamento desejado antes do exercício

- colocá-los ainda em situação defensiva com bola em jogo

- jogar a bola para escanteio

- bater em menos de 12 segundos

Essa atividade pode ser realizada em 5 blocos de 3 minutos com intervalos de 1 minuto para rápida correção de posicionamentos. Fundamental para manter a concentração dos atletas é cobrar metas para a atividade (X gols em y escanteios, por exemplo).

Leandro Zago

Nenhum comentário: