quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pressionando alto em três diferentes Plataformas Táticas

Com o conceito da estruturação do espaço bem definido e a boa compreensão das inter-relações pode-se pressionar alto em várias Plataformas Táticas

Desenvolver conteúdos durante o processo de treino mostra-se primordial não somente por parecer “pedagogicamente correto” ao olhos de todos, mas por estar fortemente ligado à qualidade do trabalho e aos resultados obtidos. Compreender essa idéia derruba o antigo paradigma de que deve-se dar ênfase a boa formação para jovens atletas em detrimento à conquista de títulos nas categorias de base. Para equipes profissionais, o desenvolvimento de conteúdos dará sustentação ao trabalho e continuará a formação dos atletas (que não termina quando ele finaliza seu ciclo nas categorias de base) agregando valor ao clube que terá permanentemente seus jogadores evoluindo.
Pode-se ter como exemplo, o conceito da estruturação do espaço em função da posição da bola (marcação zonal), de fechar os espaços como equipe (Amieiro, 2005) e as possibilidades de interações posicionais que surgem a partir daí, criando variações no desenho do meio de campo e da linha de ataque que permitirão à equipe (ao treinador) mudar de acordo com a necessidade que o jogo exige. A proposta de pressionar na linha 1 (pressionar alto) apresentada nas três figuras a seguir, com 5 linhas de marcação (pressionando em profundidade) pode ser utilizada, por exemplo, sempre que for necessário recuperar rápido a posse da bola, dando pouco tempo ao adversário para tomar decisões. Os ajustes estruturais que acontecem de uma plataforma para outra geram mudanças nas interações, porque estrutura e padrão estão sempre intimamente relacionados. A partir das figuras, poderá surgir a discussão sobre pressão e pressing. Como os conceitos sobre essa discussão não estarão presentes, o termo pressão foi utilizado.

Na figura 1, a equipe que ataca no sentido da seta ao lado do campo está estruturada em um 1-3-4-1-2 com dois volantes, dois alas e um meia ofensivo no meio de campo. Seguem abaixo as dinâmicas de cada setor da equipe.   
- Goleiro (vermelho): fora da grande área
- Linha defensiva (azul): próxima ao meio campo, com os 3 zagueiros realizando uma flutuação para o lado da bola
- Meio Campo (azul escuro): o ala do lado da bola fecha a paralela, o ala do lado oposto a virada de jogo (caso a bola chegue no lateral que está aberto este ala temporiza a jogada) e o meia ofensivo ocupa o espaço entre os dois atacantes
- Atacantes (azul claro): o atacante do lado da bola pressiona a mesma e o do lado contrário tira a opção de passe curto para trás

Figura 1 - Pressão na linha 1 jogando no 1-3-4-1-2

Na figura 2, a equipe que ataca no sentido da seta ao lado do campo está estruturada em um 1-3-4-2-1 com dois volantes, dois alas e dois meias ofensivos no meio de campo. Seguem abaixo as dinâmicas de cada setor da equipe.  
- Goleiro (vermelho): fora da grande área
- Linha defensiva (azul): próxima ao meio campo, com os 3 zagueiros realizando uma flutuação para o lado da bola
- Meio Campo (azul escuro): o ala do lado da bola fecha a paralela, o ala do lado oposto a virada de jogo (caso a bola chegue no lateral que está aberto este ala temporiza a jogada), o meia ofensivo do lado da bola pressiona a mesma e o meia ofensivo do lado oposto ocupa o espaço entre o meia que pressiona e o atacante
- Atacante (azul claro): tira a opção de passe curto para trás


Figura 2 - Pressão na linha 1 jogando no 1-3-4-2-1
 
Na figura 3, a equipe que ataca no sentido da seta ao lado do campo está estruturada em um 1-4-3-2-1 com um volante, dois alas e dois meias no meio de campo. Seguem abaixo as dinâmicas de cada setor da equipe.  
- Goleiro (vermelho): fora da grande área
- Linha defensiva (azul): próxima ao meio campo, com o lateral contrário ao lado da bola um pouco mais distante do zagueiro do seu lado do que as distâncias mantidas entre os outros 3 jogadores da linha (linha elástica) para manter um bom equilíbrio horizontal (caso a bola chegue no lateral adversário que está aberto este lateral temporiza a jogada)
- Meio Campo (azul escuro): mantendo a estrutura proposta (um volante + dois alas + dois meias), o ala do lado da bola fecha a paralela. Em relação aos meias que jogam por dentro, o do lado da bola pressiona a bola enquanto o outro tira as opções de passe para as regiões centrais à frente do volante e do ala oposto
- Atacante (azul claro): tira a opção de passe curto para trás no zagueiro

Figura 3 - Pressão na linha 1 jogando no 1-4-3-2-1

Todas as dinâmicas apresentadas são consequência do processo de treinamento que levou os atletas a resolverem coletivamente o problema da ocupação do espaço aplicando as soluções que mais se aproximavam das suas possibilidades e características. A variação das plataformas dará ao treinador a possibilidade de ter a pressão alta como conteúdo de seu Modelo de Jogo estando com um, dois ou três atacantes em campo. O princípio é o conceito da pressão alta, não a plataforma tática.  

Referência Bibliográfica

Amieiro, N. (2005) Defesa à Zona no Futebol: Um pretexto para refletir sobre o jogar ... bem, ganhando! Edição do Autor.

Leandro Zago

8 comentários:

Anônimo disse...

Esta tudo? amei pofunadamente o teu espaço Online!
tas a elaborar um muito bom trabalho, existe sempre muito para expressar nos websites!
também tenho um blogue de Poker texas Holdem, comparece la, e expressa também a tua opiniao em http://www.estrategiapropokerbonus.blogspot.com/
acho que no teu espaço online so esta ausente uma caixa de traducao. Vou ser o mais participante na tua comunidade!
fica bem

Alberto Tenan disse...

Caro Leandro Zago,
excelente postagem... concordo plenamente que independente da "plataforma tática", um mesmo princípio do Modelo de Jogo pode ter um "desenho tático" idêntico ao outro (de outra "tática") em um determinado momento do jogo para cumprir alguma função subordinada ao MJ. Parabéns pelo trabalho!

Abraço,
Alberto Tenan - Treinamento Futebol

Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho, não conhecia o blog mas a partir de agora estarei visitando com mais frequencia!

Abraço

PC

Unknown disse...

Olá pessoal,
Vimos por este meio, divulgar um novo Blog, que se destina à crítica sustentada do fenómeno desportivo, especificamente, o futebol. Ainda está em inicio de vida, mas pronto para ser debatido.
Pedíamos que o mesmo fosse colocado na vossa “lista de Blogs”, pois também estão na nossa.
Abraço e visitem-nos,
Obrigado.
http://centrodejogo.blogspot.com/

Anônimo disse...

this post is very usefull thx!

max sandro disse...

Um,ótimo trabalho com sistemas táticos estruturados,bem trabalhados,com atletas pré dispostos com certeza essa metodologia é mta eficaz.Parabéns pelo trabalho.Max sandro

Futebol disse...

Eu sempre considerei que o 3-4-3 é o melhor devido ao equilíbrio do meio-campo.

Anônimo disse...

O unico risco desse tipo de marcacao é a possibilidade de uma bola invertida em diagonal ou a presenca de um ala "oposto" que saiba atacar. Mesmo assim existe um equilibrio entre os setores e é uma excelente opcão. Boa sorte a todos os treinadores e sucesso!!