sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

As Estruturas e as Interações da linha de meio campo e de ataque da equipe do FC Barcelona

A partir das Estruturas construídas no campo de jogo muitas dinâmicas acontecem na Interação entre os jogadores resultando em um futebol atrativo e efetivo

“Existe alguma coisa a mais na vida, alguma coisa
não-material e irredutível – um padrão de organização”
(Capra, 2006)

O Futebol apresentado pelo Barcelona, nos últimos sete anos principalmente, tem chamado a atenção de todos que acompanham essa equipe. Pela forma como os excelentes resultados que vem sendo obtidos (em uma parte considerável desses resultados há uma grande diferença de gols pró equipe catalã) são construídos, de uma maneira muito consistente, alguns fatores emergem como destaques positivos. Dentro de uma cultura de jogo muito definida (pode-se dizer também que há uma cultura do clube que engloba uma cultura de jogo com interferência bidirecional), os corportamentos de jogo (em sua maioria) são balizados por essa cultura, tendo por consequência padrões de movimentação que, apesar de bem sistematizados, interagem bem com o jogo do adversário criando as adequações necessárias na grande maioria das vezes em que é preciso para resolver as adversidades que o jogo propõe.  
O Jogo do Barcelona é contruído numa Plataforma Tática de 1-4-3-3 com um goleiro muito ativo dentro dos quatro momentos do jogo (organização ofensiva, transição ataque-defesa, organização defensiva e transição defesa-ataque), uma linha de quatro jogadores a sua frente muito habituada a jogar “alta” (avançada), um meio campo com três jogadores disposto estruturalmente em um triângulo apontado para trás e três atacantes que mantêm com uma certa regularidade também uma estrutura em triângulo, porém apontada para a frente. O foco desse artigo está prioritariamente nesses dois triângulos formados pelos seis jogadores (linha de meio campo e de ataque), porém sem jamais desconsiderar que sistemicamente estão intimamente relacionados com as dinâmicas de toda a equipe, como será visto a seguir.  
 
Figura 1 – A regularidade da emergência das Estruturas
Como pode-se observar na Figura 1, as estruturas estão presentes nas mais diversas situações e obviamente deformam-se, aproximam-se, sobrepõe-se, se afastam, ou seja, realizam uma gama muito ampla de movimentos para resolver os problemas propostos pelo jogo.

Figura 2 – Estruturação do espaço com bola

Na Figura 2, o Barcelona está em Organização Ofensiva, com um relativamente bom espaço efetivo de jogo e com mais jogadores para trás da linha da bola (campo grande para trás), criando uma situação mais favorável à circulação e manutenção da posse do que de progressão. É interessante observar a reação da equipe como um todo e dos jogadores (elementos) se comportando simultaneamente para atender essa necessidade (manutenção da bola). São as convenções coletivas da qual todos compactuam, construídas dentro do processo de treinamento que alguns jogadores dessa equipe vivenciam desde o início da formação nas categorias de base do clube, que permitem tal feito com tanta eficácia.

Figura 3 – Sobreposição de Estruturas e Compactação

Com a defesa avançada (tentando diminuir o espaço efetivo de jogo do adversário “dentro” da equipe) há uma sobreposição devido a subida dos meias (Iniesta e Xavi) que estão tentando pressionar a bola para desqualificar (no sentido de diminuir a qualidade) qualquer tentativa do adversário. É o “campo pequeno a defender” neste caso, porém com um espaço muito grande para ser gerido nas costas da linha de defesa. Pode-se observar que mesmo em situações como esta, a Plataforma Tática 1-4-3-3 está mantida e muitas estruturas em trângulo (estruturação do espaço típica do modelo de jogo da equipe) poderiam ser construídas selecionando aleatoriamente quaisquer três jogadores. 


Figura 4 – Manutenção das Estruturas deformadas

Assim como nos outros três momentos, em organização ofensiva, os jogadores se relacionam intra (relações internas do setor) e inter (relações com outros setores) setorialmente para que a macro-estrutura Equipe possa atingir seus objetivos (marcar gols e vencer a partida). Na tentativa de desequilibrar o adversário, várias trocas acontecem, jogadores “atacam” espaços vazios, o lateral oposto mantêm a boa amplitude da equipe, atacantes se aproximam e se afastam, alguns jogadores ficam em zonas sem pressão para uma necessidade de retirada da bola da zona de pressão e outra infinidade de possibilidades. Segundo Capra (2006), a estrutura do organismo apenas “condiciona o curso de suas interações e restringe as mudanças estruturais que as interações podem desencadear nele”. Portanto, a estrutura deve ser vista como meio, não como fim. A finalidade da preparação para o jogo deve sempre manter relação com os objetivos do jogo (marcar gols e impedir os gols do adversário) e a contrução de estruturas tanto fixas como móveis deve estar subjulgada a isso.

Figura 5 – A mobilidade como princípio estrutural de ataque do FC Barcelona

Há interações permanentes em uma equipe de futebol. Em todas, sem exceção. A qualidade das interações é algo único, que pertence a cada equipe, sendo um dos fatores que dão identidade à ela. Os princípios de jogo que regem essas estruturas vão diferenrenciá-las em fixas e móveis (figura 5). Basicamente, nas estruturas fixas poucas trocas acontecem (como no caso da linha de defesa do Barcelona) com uma maior rigidez posicional e as estruturas móveis são caracterizadas por muitas trocas (linha de meio campo do Barcelona, principalmente os jogadores Xavi e Iniesta). Interessante como independente do tipo de estrutura da equipe, a mobilidade ocorre sem descaracterizá-la também organizacionalmente.    
Ao direcionar o olhar para as estruturas, deve-se ter muito claro que existe uma dinâmica permanente que a mantêm, não é algo estanque, parado, morto. E a “vida” que a equipe manifesta surge desse movimento constante.

Referência Bibliográfica
Capra, F. (2006) A Teia da Vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Editora Cultrix.

Leandro Zago

18 comentários:

Douglas Tajes Jr. (Juca) disse...

Muito bom o post professor! Abraço Juca

Gabriel Campi disse...

Que belo post, meus parabéns!

A disposição tática do Barcelona sai do papel e vai para o campo mesmo, e está funcionando muito bem.

Abraços!

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

Anônimo disse...

Que bom que voltou a atualizar o blog professor! Excelente post, é incrível essa cultura zonal da equipe culé. Professor não sei se você ja teve acesso a este texto, mas achei muito enriquecedor é da autoria de Nuno Ricardo da Silva me auxiliou muito a compreender melhor os comparmentos do time catalão. Bom, de qualquer modo deixo o link http://www.futebolportugal.com/2010/04/barca-messi-e-o-paradigma-guardiola/

Abraço.
Marcelo Padilha

Anônimo disse...

Individualização prazeroza aqui, visões deste modo dão motivação a quem ler neste sítio :/
Realiza mais de este blogue, a todos os teus seguidores.

diborsato disse...

Bem legal o seu blog, da uma passada la no meu

http;//www.diborsato.blogspot.com

abraço

Unknown disse...

Excelente postagem, Leandro!

Abraço,
Alberto Tenan - Treinamento Futebol.

Sandro Dantas disse...

Cara. Que blog legal. Poste mais coisas aí!!! Tá meio desatualizado. SHauhsuhasu. Abraço!

Anônimo disse...

Olá intrigante post , amei mesmo muito, acho que poderiamos tornar-nos blog palls :) lol!
Tirando as piadas sou o Felipe, e parecido contigo publico paginas embora o tema principal do meu space é muito distinto deste....
Eu faço websites de poker que falam de bónus sem depósito sem teres de por o teu capital......
Adorei muito aquilo vi escrito novamente
Voltarei!:)
Ps:Peço desculpa pelo meu portugues ruim

Anônimo disse...

Olá foi a 3ª vez que li o teu blog e adorei imenso!Bom Projecto!
Cumps

Anônimo disse...

Hello é a 1ª vez que encontrei a tua página e gostei muito!Bom Projecto!
Adeus

Anônimo disse...

Nice and thanks!

Guilherme disse...

Muito bom! Continue o trabalho!

Astrid Mel disse...

Hola!!
Permiteme presentarme soy Melannie, administradora de un directorio de blogs, visité tu sitio http://futeboltatico.blogspot.com/ y
está genial, me encantaría poner un link de tu blog en mi sitio web y por mi parte te pediría un
enlace hacia mi web y asi beneficiar ambas webs con más visitas.
Si estas de acuerdo no dudes en escribirme a melannieagurto@gmail.com

Éxitos con tu blog.
Un Saludo
Melannie.

Americo disse...

AMERICO LEITE
Gosto do futebol a 2 toques com tabelas e triangulações. É óbvio que tendo um triangulo 3 vertices, no futebol 1 vertice é o que tem a bola os outros 2 vertices são os candidatos a ter a bola. Taticamente o 4-3-3 é o sistema mais versátil do futebol seja ele interpretado pela fina flôr do futebol pois permite por exemplo defender em 4-4-2 com o recuo de um dos alas, construir em 3-5-2 com o avanço de um defesa ou atacar em 3-4-3 com a subida do ala que tinha recuado alargando a frente de ataque. A velocidade de execução é importante no desporto bem como as mudanças de velocidade. No futebol a equipa deve ser celere a recuperar a posse da bola e impôr o ritmo adequado quando de posse da bola.

Americo disse...

AMERICO LEITE
No meu entender os processos ofensivos do BARCELONA são 1 POLIGONO COM 3 TRIANGULOS, isto é:
1 POLIGONO - MD-ME-AD-PL-AE e...
3 TRIÂNGULOS - MD-ME-PL/////MD-AD-PL/////ME-AE-PL.
Tudo isto interpretado por jogadores a roçar os limites tecnicos,mentais,fisicos.

Rui Paiva disse...

Excelente post e grande blog !


Entrevista exclusiva com Maykon , jogador que representa no Leiria ,e já passou por Paços de Ferreira e Belenenses. O Brasileiro conta tudo : A mudança para o Leria , balaço que faz das 2 epocas no Paços , objectivos para este epoca entre outras exclusivas perguntas !
A não perder em
http://contra-ataque1.blogspot.com/
Abraço

Unknown disse...

Que excelente post.
Sempre bom aprender algo de novo com alguém que sabe.
Parabéns.

Miguel C.
http://linhasdojogo.blogspot.com/

Anônimo disse...

hey therе and thank уou for your informatiοn – I've definitely picked up something new from right here. I did however expertise some technical points using this site, since I experienced to reload the website many times previous to I could get it to load properly. I had been wondering if your web host is OK? Not that I am complaining, but sluggish loading instances times will often affect your placement in google and could damage your high quality score if ads and marketing with Adwords. Anyway I am adding this RSS to my email and could look out for a lot more of your respective exciting content. Ensure that you update this again soon.

Take a look at my web page payday loans